02 de Julho – Dia do Hospital

02 de Julho – Dia do Hospital

Esta data é uma forma de homenagear a instituição e os profissionais que trabalham na área da saúde, como médicosenfermeirosradiologistasterapeutaspsicólogos, entre outros.

Nesta data lembrarmos da importância que as infraestruturas têm para a sociedade e que parte da população brasileira ainda carece de acesso aos hospitais.

A origem dos hospitais remete a Idade Média, quando as ordens religiosas começaram a acolher e cuidar de doentes em suas dependências. Antes de existirem hospitais, era muito mais difícil tratar as pessoas, e a taxa de mortalidade em caso de doença ou acidente era bem maior.

Origem do Dia do Hospital

Esta data é celebrada em 2 de julho em homenagem a data de fundação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no estado de São Paulo, em 1945, considerado um dos maiores do Brasil.

A inauguração foi feita no local onde já existira um hospital. Em 1543, a Santa Casa de Misericórdia de Santos foi fundada pela primeira vez por Brás Cubas (1507-1592), um fidalgo português.

Ao longo dos séculos foram sendo reconstruídos e inaugurados vários conjuntos no Hospital, mas apenas aquele inaugurado por Getúlio Vargas em 1945 existe ainda hoje.

Não importa a função que desempenha, mas todo o profissional que trabalha nos hospitais tem uma grande importância para o correto funcionamento do local. Agradecemos profundamente ao enorme time que luta para salvar milhares de vidas diariamente! Parabéns pelo seu esforço e dedicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.