125 anos da chegada dos primeiros missionários Salesianos à Cuiabá

O trabalho educativo de Dom Bosco (São João Bosco) em favor dos jovens era baseado num espírito de amor. Mais do que educador, o santo era um amigo dos jovens e eles sabiam que poderiam contar com aquele padre dotado de grande inteligência e, ao mesmo tempo, de simplicidade. Com o seu Sistema Salesiano de Educação, ou Sistema Preventivo, Dom Bosco transformou o ato educativo em espiritualidade e vice-versa.

Salesianos de Dom Bosco, é uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalham o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso, porque acreditam que a total dedicação aos jovens é o melhor presente à humanidade.

Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam a Congregação Salesiana de Dom Bosco, que é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada em 1859, por São João Bosco e aprovada, em 1874, pelo Papa Pio IX. Seu nome oficial é Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem a São Francisco de Sales, contudo, são popularmente conhecidos por salesianos de Dom Bosco, (em latim: Salesiani Domínio Bosco) o que determina sua sigla: SDB.

Abertos às culturas dos países em que trabalham, os SDB procuram compreendê‑las e acolher seus valores para encarnar nelas a mensagem evangélica. As necessidades dos jovens e dos ambientes populares, a vontade de agir com a Igreja e em seu nome, move-os e orienta-os em suas ações pastorais para o advento de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo. Os principais destinatários da missão salesiana são os jovens, especialmente os pobres e em situação de risco. Os salesianos trabalham também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social e entre os povos ainda não evangelizados.

A Congregação é composta por irmãos de vida consagrada, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência.

Os salesianos podem optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos salesianos. Ela foi à primeira instituição a constituir a família salesiana.

Família salesiana de Dom Bosco é uma comunidade carismática e espiritual formada por diversos Grupos, e com equipe de coordenadores a nível mundial, denominados conselhos, o centro de unidade para a família salesiana é o reitor – Mor, cabe a ele a tarefa institucional de admitir novos grupos à família salesiana, no momento são 31 grupos oficialmente reconhecidos somente no Brasil.

Mais Precisamente em Cuiabá temos: Associação Domingos Sávio, Colégio Salesiano Santo Antonio, Projeto AMA, Paróquia Nossa Senhora da Guia (com 16 comunidades divididas por setores)

VALORES E EVANGELIZAÇÕES

A pedagogia salesiana é a escolha nacional de um amor de privilegio, guiado pelo principio da maior necessidade humana que é o amor: dar o máximo aqueles que da natureza e da circunstancia conseguiram o mínimo. Daí os três pilares do Sistema Preventivo: amor, razão e religião.

AMOR (bondade, amizade e amabilidade): assegura a plenitude de expansão vital, a capacidade de resposta ao afeto. O amor impregnado de discernimento e compreensão humana, de ternura paterna e fraterna, faz com que o educador viva a vida dos usuários. Família (ambiente de família) e alegria são os dois postulados dessa pedagogia do amor, que não existe em concreto, sem um ambiente e um clima de família, de confiança cordial e afetuosa.

RAZÃO: relacionamento interpessoal ilumina a compreensão dos fatos da existência, dos fundamentos das exigências morais. Com a razão Dom Bosco completa o amor com a compreensão profunda e concreta das necessidades, das exigências, das expectativas das pessoas e o transforma em programas completos e, ao mesmo tempo, concretos de vida.

ESPIRITUALIDADE: horizontes humanos e divinos de amplitude sem confins forma o usuário para o convívio humano e social e para o seu destino transcendente, respeitando-se a diversidade de religiões e crenças. A espiritualidade é a atitude que alicerça a vida conscientemente vivida, na relação com o transcendente, tornando-se força propulsora para a ação.

HORIZONTES DE AÇÃO

Obras Sociais

São entidades com fins de beneficência ou não lucrativos, que busca, através da ação social, uma reparação de cunho sócio educativo, em especial para as crianças, jovens e suas famílias que se encontram em risco de vulnerabilidade, e a quem precisar. Para nós salesianos, é uma forma privilegiada de transmitir a pedagogia do Sistema Preventivo às crianças e jovens que se encontram marginalizados pela sociedade, propiciando, por meio de programas sócios educativos, o resgate do valor humano através de atividades educacionais, culturais e esportivos.

Oratórios

Para Dom Bosco, o oratório era um lugar onde as crianças e jovens podiam livremente se realizar, praticando jogos lúdicos, sendo assistidos e acompanhados de práticas cristãs.

PROJETOS

Voluntariado Salesiano: um voluntariado que se empenha na educação e na promoção humana dos jovens, sobretudo os mais pobres, e dos ambientes populares, no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco e dos valores da Espiritualidade Juvenil Salesiana, em vista da transformação da sociedade e da remoção das causas da injustiça, e que favorece a experiência comunitária e o desenvolvimento vocacional do voluntário.

Serviços de orientação vocacional: encontros e centros de orientação vocacional, comunidade de acolhida e de proposta vocacional, etc.…

Serviços especializados de formação cristã: centros especializados de orientação pedagógica dos jovens, casas de retiro e de espiritualidade, centros de formação pastoral e catequética, etc.…

Projetos Permanentes:

Um serviço de acolhida para jovens que não têm família ou cuja família está temporariamente longe, no qual se favorecem as relações pessoais, o protagonismo e a responsabilidade dos jovens na vida quotidiana, a vida de grupo com diferentes ofertas educativas e de formação cristã.

Centros de educação sistemática, inspirada nos valores evangélicos, segundo o espírito e a pedagogia salesiana, que promovem uma educação popular atenta aos jovens mais necessitados, à sua formação profissional e ao acompanhamento em sua inserção no mundo do trabalho.

“A juventude é a porção mais delicada e preciosa da sociedade humana”. Dom Bosco

Fonte:

www.salesianos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.