Campanha da Fraternidade 2019

A Campanha da Fraternidade (CF) é uma iniciativa da Igreja Católica no Brasil, que foi instituída em 1964. A cada ano a igreja nos convida a conhecer e refletir sobre uma temática específica, que se relaciona com questões sociais e se alinham à vocação caridosa da igreja.

A Campanha da Fraternidade tem início na Quarta-Feira de Cinzas e se desenvolve durante o período da Quaresma. O objetivo da Campanha da Fraternidade é a evangelização e a sensibilização de todos nós cristãos para as necessidades de nossa sociedade que afetam a vida coletiva e nossos irmãos, razão pela qual ela ocorre no período da Quaresma, quando somos chamados para uma profunda reflexão sobre nossas ações e práticas, quando somos convocados a mudar para sermos dignos do sacrifício de Jesus.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade nos chama a refletir sobre as Políticas Públicas, conforme consta no documento base que orienta a temática, a inspiração para este tema é o versículo presente no livro de Isaías “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O documento ainda explica que “as políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. O item 20 do documento destaca que Políticas Públicas representam soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade.”.

A Campanha da Fraternidade é uma ação tão relevante para o histórico da Igreja que recebe, anualmente, uma mensagem especial do Papa. Este ano o Pontífice considerou a CF como “caminho pessoal e comunitário em direção à Páscoa de Cristo”.

Acesse a Lista de Músicas da Campanha da Fraternidade, disponível em várias plataformas: iTunes, Spotify ou Youtube

Veja o documentário especial produzido pela CNBB que aborda o processo das políticas públicas, no link.

Fonte 1

Fonte 2

Fonte 3 

Fonte 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.