Cristóvão: o carregador de Cristo

Na história de São Cristóvão, as informações quanto a sua origem divergem conforme a fonte de informação, alguns o colocam como filho de um rei, outros como grande guerreiro. Mas o fato convergente em todas as versões é a sua forma corporal robusta, sua altura elevada e sua determinação em servir ao maior dos senhores.

Originalmente chamava-se Réprobo, em sua busca serviu a grandes reis, trocando-os conforme encontrava outro senhor mais forte. A certa altura quis servir ao demônio, acreditando que este seria o maior de todos, até que percebeu que o demônio temia a Jesus e os sinais que o representavam, como a cruz. A partir deste momento Réprobo quis conhecer e servir ao Senhor.

Orientado por um eremita ele se dedicou à caridade, ele serviu ao próximo ajudando diversas pessoas a realizarem a travessia de um perigoso rio, carregando-as sobre seus ombros, até que carregou o próprio Cristo.

São Cristóvão teve a oportunidade de conhecer a Jesus a partir da caridade e seu testemunho foi capaz de converter muitas outras pessoas, até que sofreu o seu martírio. Por seu encontro com Jesus, foi renomeado e seu nome significa ‘aquele que carrega Cristo’.

Muito popular no Brasil, São Cristóvão é aclamado como o Padroeiro dos motoristas, devido a sua função de transportar os necessitados de um lado ao outro do grande rio.

Oração de São Cristóvão

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.

São Cristóvão, rogai por nós. Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.