Lava Pés – Quinta Feira Santa

Neste dia, destacamos dois grandes acontecimentos:

 

👉🏻 Bênção do óleo do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos

O óleo do Crisma é uma mistura de óleo e bálsamo, que significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. 

O óleo dos Catecúmenos, são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. 

O óleo dos Enfermos é usado no sacramento dos enfermos. E significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.

 

👉🏻 Instituição da Eucaristia e Cerimonia do Lava-pés

A celebração do Lava-pés, como é chamada, dá por finalizado o período da Quaresma, comemorando a ultima ceia. Na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Durante a missa ocorre a cerimonia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. Um ato de caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo, reverenciando a instituição da Eucaristia (ação de graças) e do Sacerdócio.

A partir de então, tem início o Tríduo Pascal (paixão, morte e ressurreição de Jesus).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.