Quarta-feira de Cinzas – o início da Quaresma

Inicia-se na Quarta-feira de Cinzas o tempo litúrgico da Quaresma, marcado pela reflexão, penitência e pela oração mais intensa, as cinzas são uma representação da morte, da expiração, mas também de humildade e penitência, é um lembrete da transitoriedade dessa vida, nos lembra que somos pó e ao pó da terra voltaremos (Gn 3, 19).

Durante a missa de Cinzas os fiéis têm suas frontes marcadas pelas cinzas bentas, que são obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior, a intenção é levar-nos ao arrependimento dos pecados. A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.

A imposição das cinzas é um sacramental, não um Sacramento, por esse motivo, mesmo os não católicos podem ter a Cruz de Cinzas cingida em sua testa. Embora não seja dia de preceito, é importante que se participe dessa missa, iniciando de modo adequado a Quaresma.

Amanhã, a missa de Cinzas em nossa Paróquia será às 19h. Veja abaixo as Capelas que terão missa de Cinzas nesta Quarta, também às 19h:

– Nossa Senhora da Paz;

– São Pedro;

– Sant’Ana e São Joaquim;

– Santa Maria Goretti;

– São Benedito;

– Santa Rita;

– São Miguel e Santa Marta, e

– São Mateus.

Foto: Wesley Almeida/ cancaonova.com

Fonte 1

Fonte 2

Fonte 3

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.