sant'Ana e São Joaquim

HORÁRIO DE MISSA

Sábados às 19h

Domingos as 07h30

CENÁCULO

Quarta – feira às 19h

Adoração após Cenáculo

CATEQUESE

Sábado das 08h as 10h

(Sementinha, Eucaristia e Crisma)

...

BAZAR

2º Sábado do mês

Exceto quando o Salão estiver ocupado

BATIZADO

Último Sábado do mês

Nossa História

Depois de uma extensa caminhada, as comunidades de Chácara dos Pinheiros, Jardim das Palmeiras, Jardim Apoena e Parque Ohara, reuniram-se contando com a presença do Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia – Padre Mário Gosso, com a finalidade de escolher a Padroeira da nascente Capela.

Inicialmente foi sugerido o nome do Pe. Anchieta, nomeado o apóstolo do Brasil, e beatificado por ocasião da vinda do Santo Padre, o Papa João Paulo II, ao nosso país. Constatou-se, porém, que existia tradição de mais de um século nas famílias do bairro Chácara dos Pinheiros de serem devotas da mãe de Maria Santíssima, Santa Ana.

A união das famílias celebra a cada ano, com uma grande festa reunindo pessoas de toda Cuiabá e municípios vizinhos, sendo que no início a festa era muito concorrida e muitos vinham de longe, muitas vezes a pé, de carroça, de charrete e a cavalo, para a festa de muitos dias, de oração, de confraternização onde se matava muitos bois.

Na ocasião, Dona Isabel Pedrosa informou que a imagem de Santa Ana era proveniente do século XIX, pertencente à família de dona Úrsula Pinheiro da Fazenda Velha, do município de Santo Antônio do Leverger, neste Estado, e, que doaria a imagem para a futura igreja.

Colocado em votação, na data de 18 de fevereiro de 1985, por unanimidade, foi escolhida como Padroeira da Capela a Santa Ana.

Aos 12 de maio de 1985, foi lançada a pedra fundamental da Igreja de Santa Ana, com a presença das autoridades eclesiásticas e civis, além de grande número de moradores de vários bairros do Coxipó.

As bênçãos do Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini. Do vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia, o Padre Mário Gosso. As Irmãs da Divina Providência (Irmã Marta Klauk, Irmã Silvina Von Porstel e Irmã NetePedo – coordenadora diocesana da catequese). O diretor do Patronato Santo Antônio, Padre José Mota.

Entre as autoridades civis estiveram presentes o governador do Estado de Mato Grosso Júlio José de Campos e o prefeito da capital Dr. Anildo de Lima Barros, que por doar a Área para a construção da Igreja foi escolhido como presidente de honra da comunidade.

Também ressaltamos a presença das famílias Pinheiro e Pedrosa, que souberam conservar e despertar nas famílias do Bairro Chácara dos Pinheiros, antigo Jordão, a devoção a Santa Ana, por mais de um século, então representadas pelo Sr. João Pinheiro e Dona Izabel Pedrosa. Sendo engenheiro da obra o Dr. Antônio João da Silva.

A partir de 2013, sob a orientação do PE Osvaldo Scotti, e até mesmo atendendo ao decreto do Papa Paulo VI, DECRETOU celebrar o casal Ana e Joaquim, no dia 26 de julho.

Atualmente é denominada COMUNIDADE DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM

 

Senhor nosso Deus, Rei do céu e da terra, dirigi e santificai nossos corações e nossos corpos, nossos sentimentos, palavras e ações, na fidelidade à vossa lei e na obediência à vossa vontade, para que, hoje e sempre, por vós auxiliados, alcancemos a liberdade e a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Equipe

agente pascom

  • Pastoral da Comunicação: Pamila Alvarenga
  • Tel.99604-4055

membros do conselho

  • Coordenadora-Geral: Maria Conceição
  • Administrador: Orimando Feliciano Nascimento
  • Tesoureiro: Vinicius Alves dos Santos
  • Secretária:Danielly Cristina Correa da Silva Brage

coordenadores de pastorais

  • Pastoral da Catequese: Cristiane Aguiar Lima
  • Pastoral do Dízimo: Amilton Pinto de Souza
  • Pastoral Familiar: Kelly R. V. Barbosa e Fernando R. Barbosa
  • Pastoral Juvenil: Miguel Moraes
  • Pastoral da Liturgia: Maria Risolina Amaral
  • Pastoral Social: Cassio Leo de Campo

contato

DESENVOLVIDO POR: CTV PRODUÇÕES @2018