Santa Rita

Hoje temos a alegria em compartilhar com a Comunidade Santa Rita de Cássia e toda a Paróquia, sobre um breve relato da história de nossa Comunidade.

Na busca por registros, informações e relatos, sobre a nossa história, identificamos que no dia 02 de outubro de 1993 foi realizado a cerimônia da Benção, lançamento e colocação da Pedra Fundamental da Igreja Santa Rita de Cássia, localizada em uma Praça cedida pela Prefeitura de Cuiabá em 1991, no Bairro Jardim das Américas.

A cerimônia ocorreu às 17:00hs, com uma Procissão e às 18:00hs com a Missa celebrada pelo Exmo. Rev. Sr Dom Bonifácio Piccinini, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá.

À época foi constituída uma Comissão com o intuito de iniciar às obras e concretizar o sonho dos moradores dessa região da cidade. Mas para que este dia se concretizasse, temos que relatar sobre como tudo começou.

Inicialmente todas às Quintas-Feiras, as moradoras (Senhoras) do Bairro se reuniam semanalmente para rezar o Terço, isso era feito em forma de rodizio, ou seja, a cada semana o terço era feito em uma casa diferente. Além do terço, uma vez por mês também era realizado uma reunião das famílias com o objetivo de fazerem Orações e um jantar de confraternização com todos os membros das famílias.

Naquela ocasião Pedro Cometti, o Padre fundador, grande devoto de Santa Rita, nascido na cidade de Fossano na Itália, vindo para o Brasil em Novembro de 1933, e naturalizado brasileiro em 1951,  chegou a participar de alguns desses encontros realizados pelos moradores, e foi em um desses momentos que chegaram à conclusão de que neste local seria feito a construção de uma Igreja Católica, e que esta seria em honra a Santa Rita de Cássia. Foi um momento de muita alegria para todos que estavam presente.

Naquele dia, ficou definido que o Padre Pedro Cometti, iria celebrar uma missa campal para fazer a divulgação à toda a Comunidade sobre a obra que seria realizada.

A partir daí, muitos esforços, empenho, dedicação e comprometimento do Padre Pedro Cometti e de vários moradores do bairro Jardim das Américas foram necessários para levar adiante o projeto de construção da Igreja, com a contribuição, doação individual e coletiva dos moradores do Bairro, do Padre Pedro Cometti, além de outros colaboradores que se dispuseram a doar parte de seu tempo na construção da Igreja de Santa Rita.

O prazo de execução da obra foi em torno de 20 meses.

Fases da construção da obra

A igreja foi construída com a capacidade para abrigar 480 pessoas sentadas durante as suas celebrações.

Assim em 21/05/1996, o Padre Pedro Cometti realizou a Primeira Missa na Igreja de Santa Rita, sendo que a mesma ainda estava inacabada, mas já tinha a sua cobertura e o contrapiso.

O Padre Pedro Cometti, sendo um grande devoto de Santa Rita, foi presenteado pelo Vaticano, no ano de 1991 com uma autêntica Relíquia de Santa Rita, e diante da fundação da Igreja de Santa Rita nesta Comunidade, o mesmo decidiu fazer uma DOAÇÃO desta Relíquia e presenteou à nossa Comunidade que a recebeu com muita alegria.

Autêntica Relíquia de Santa Rita

Desde então, os Festeiros e toda a Comunidade, realiza no Mês de Maio, as comemorações em Honra a nossa Padroeira Santa Rita de Cássia, onde durante alguns dias temos vários eventos, dentre eles a Novena, Missa da Saúde, Missa dos Festeiros, Missa dos Jovens, Terço Vivo, Missa em Honra a Nossa Senhora

(1°, 2° e 3° dia do tríduo), e no dia 22 de Maio, temos a Procissão, a Missa em Honra a Santa Rita e por fim, uma Quermesse com festival de prêmios.

Venha participar conosco da FESTA que terá início no dia 10/05/2019, e terminará no dia 22/05/2019.

A Comunidade Santa Rita de Cássia ficará feliz em recebê-los para a nossa grande FESTA.

Imagem de Santa Rita Cássia da nossa Comunidade

Estátua em homenagem ao Padre Pedro Cometti, instalada na Praça da Igreja de Santa Rita de Cássia

O Padre Pedro, faleceu em 27/10/1998

Igreja de Santa Rita de Cássia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.