Semana Santa

A Igreja Católica celebra os mistérios da salvação, na Semana Santa, reverenciando os últimos dias de vida de Jesus Cristo. A semana santa inicia-se com o Domingo de Ramos, relembrando  a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa.

No Domingo de Ramos, a Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos e matos proclamando: “Hosana ao Filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor”. (Lc 19, 38; Mt 21, 9). Com esse gesto, portando ramos durante a procissão, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.

Na Quinta-Feira Santa, celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a Eucaristia.

Na Sexta-Feira Santa, celebramos a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.

Até a chegada do grande dia, a Páscoa. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus.

Neste ano a Semana Santa terá inicio no dia 14 de Abril e encerrará no dia 21 de Abril.

 

Fonte

Semana Santa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.